Você sabe o que OVERTRADING?

Overtrading é quando ocorre um desequilíbrio econômico-financeiro na empresa gerando um volume tão grande de operações, um excesso de negócios, que fica desproporcional ao capital de giro disponível pela organização. Ou seja, é quando o empresário tenta “dar um passo maior que as pernas”, algo extremamente acima das possibilidades da empresa. Neste momento a organização está em “overtrade”.

Como saber se minha empresa está em “overtrade”?

O overtrade é, portanto, o estágio anterior à falência, sendo de grande importância que o empresário estejam sintonia com o seu negócio e acompanhe sua saúde financeira, pois a grave crise financeira que pode se instalar tem possibilidades de levar a organização à falência, caso não solucionada.

Para que o empreendedor acompanhe a situação econômico-financeira da empresa, deve ser feita uma análise das demonstrações contábeis disponíveis, como o Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício. A análise do histórico dessas demonstrações pode fazer com que tanto o contador quanto o empresário consigam controlar a saúde financeira da empresa, podendo evitar o overtrading e a possível concordata da mesma.


O que leva a empresa a entrar em Overtrading?

Podem-se ser elencadas diversas variáveis que contribuem diretamente para que a organização entre em Overtrading. Mas a principal delas é a ambição do empresário, no sentido do desejo de evolução da organização que não condiz com a realidade e possibilidade financeira da empresa. Tal ambição torna a situação financeira tão insustentável que o crescimento chega a um ponto em que a empresa não se sustenta e entra em overtrading. Pode-se, também, citar alguns pontos relevantes que contribuem para a situação, como:

a) Aumento excessivo dos ativos imobilizados sem sobras pra investimentos em ativos circulantes;

b) Utilização de estoques altos de produtos que não circulam e que não suprem os custos fixos. Nesse caso a empresa fica limitada abaixo do ponto de equilíbrio sem poder obter ganhos satisfatórios, ou seja, a empresa trabalha sem conseguir nem ao menos custar suas atividades;

c) Excesso de estoque, devido a compras mal feitas ou por falta de mercado;

d) Prejuízos verificados por uma das causas anteriores;

e) Investimentos mal programados, que levam a empresa a ter prejuízo;

f) Muitos empréstimos e financiamentos, com alto pagamento de juros sobre a utilização de capital de terceiros;

g) Elevada distribuição de lucros sem que haja visto programação para investimentos;

h) Desequilíbrio no ciclo operacional, podem ser vista com o excesso de vendas a longo prazo que não cobrem os custos a curto prazo.


Qual a consequência para o meu negócio?

A partir do momento em que a organização entra em overtrade mas não alcança o estado de falência passa a sofre consequências drásticas para a saúde econômico-financeira e seu futuro. A empresa entra em um período em que não consegue saldar as suas obrigações e tem dificuldades para pagar seus colaboradores, bem como as demais obrigações e despesas da empresa.

Quando a empresa vai comprar seus produtos para revenda, por não conseguir um bom desconto quitando a mercadoria à vista, ela passa a elevar seu custo operacional. No meio de uma crise, fica sem capital de giro e sem condições de modernizar seus serviços e de melhorar suas instalações. Sem dinheiro para melhorias a empresa, desatualizada, perde mercado e tem uma queda na demanda.


Como dar a voltar por cima?

Quando o empresário se dá conta da situação real da sua empresa, ele tem que se posicionar e manter-se de pulsos firmes, agindo com cautela e buscando formas de solucionar aos poucos os problemas causados após entrar em overtrade. Cada caso deve ser analisado e pode sofrer variações das quais não estão previstas.

Primeiro passo a ser dado é buscar o seu contador, analisar a situação real de sua empresa, levantar quais são os seus índices de liquidez, através deles buscar meios dentro da sua realidade financeira para que em conjunto consigam realizar um trabalho específico para sua organização.

Nunca se esqueça que o seu contador é o seu aliado nessa etapa e que o trabalho em conjunto fará toda a diferença no futuro de sua empresa!!


Fonte: www.portaltributario.com.br

http://www.peritocontador.com.br

0 visualização
Telefone OCVEL Contabilidade

+55 45 3225-2112

Localização OCVEL Contabilidade

Cascavel - Paraná - Brasil

Rua Castro Alves, 2413, 85810-100

Email OCVEL Contabilidade
Logo OCVEL Contabilidade
Facebook OCVEL Contabilidade
Instagram OCVEL Contabilidade
Youtube OCVEL Contabilidade
Blog OCVEL Contabilidade

© 2018 por OCVEL. Todos os direitos reservados.