Saúde ocupacional da empresa

NORMAS REGULADORAS NR 07 (PCMSO) E NR 09 (PPRA).

NR 07

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL (PCMSO)

Estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, com o objetivo de promoção e preservação da saúde dos seus colaboradores.

Compete a empresa contratante de mão-de-obra prestadora de serviços informar a empresa contratada dos riscos existentes e auxiliar na elaboração e implementação do PCMSO nos locais de trabalho onde os serviços estão sendo prestados.

Para o desenvolvimento do PCMSO, deve-se incluir, entre outros, a realização obrigatória de dos exames médicos (salvo decorrência de negociação coletiva assistida por profissional indicado de comum acordo entre as partes ou por profissional do órgão regional competente em segurança e saúde no trabalho, são eles:

a. Admissional;

b. Periódico;

c. De retorno ao trabalho;

d. De mudança de função;

e. Demissão.

Se tratando dos primeiros socorros, todo estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação dos primeiros socorros, considerando-se as características da atividade desenvolvida; manter esse material guardando em local adequado e aos cuidados de pessoa treinada para esse fim.

é Diretrizes e parâmetros mínimos para avaliação e acompanhamento da audição em trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora elevados;

é Diretrizes e condições mínimas para realização e interpretação de radiografias de tórax;


NR 09

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (PPRA)

Norma regulamentar que estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação do PPRA, em empresas que admitam empregados no regime da CLT, independentemente do número de trabalhadores e o grau de risco.

Visa a preservação da saúde e a integridade dos colaboradores através dos agentes biológicos, físicos e químicos presentes no ambiente organizacional, assim com a intensidade e concentração de cada um, levando em consideração a proteção do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais.

Vantagens que a norma pretende:

· Reduzir o número de afastamentos por acidente de trabalho;

· Evita estabilidade provisória;

· Evita autuações, no âmbito de fiscalização trabalhista;

· Diminui o número de processos trabalhista;

· Utiliza os EPIS (equipamento de proteção individual)

e indicadores para cada função;

As empresas devem procurar prestadores de serviços de saúde no trabalho (clinicas ocupacionais), para elaboração dos programas.


0 visualização
Telefone OCVEL Contabilidade

+55 45 3225-2112

Localização OCVEL Contabilidade

Cascavel - Paraná - Brasil

Rua Castro Alves, 2413, 85810-100

Email OCVEL Contabilidade
Logo OCVEL Contabilidade
Facebook OCVEL Contabilidade
Instagram OCVEL Contabilidade
Youtube OCVEL Contabilidade
Blog OCVEL Contabilidade

© 2018 por OCVEL. Todos os direitos reservados.