A importância da escolha certeira: esteja sempre atento!

Percebe-se a despreocupação por grande parte do empresariado quanto a importância da contabilidade para o seu negócio. Infelizmente muitos estão focados diretamente na gestão comercial e esquecem de acompanhar e cobrar do seu contador o cumprimento de suas funções básicas. Inúmeras vezes este profissional ou a empresa contábil são contratados por acasos: por amizade, por sorteio dos mais variados tipos, por passar na frente ou por alguma propaganda que tenha visto.


No livro Finanças para o pequeno empresário, Lambden e Targett afirmam “que um pequeno empresário precisa de um contador antes mesmo de entrar no mundo dos negócios!”. Isto quer dizer que a figura deste profissional para o sucesso empresarial vem junto com o planejamento da implantação dos ideais, ajudando na formação dos preços e apuração de todos os custos que estarão envolvidos. A experiência deste profissional jamais pode ser descartada num momento tão crucial que pode significar a sobrevivência do seu negócio!


É sabido também que o empresário, bem-intencionado, mas com pouco dinheiro para investimentos iniciais, procure profissionais “mais baratos”. Existem muitos espertalhões bem-falantes que dão descontos e/ou preços de oferta para ludibriar o empresário e tentar conquistar a sua confiança. Como forma de alerta, tenha por princípio sempre desconfiar da qualidade dos serviços de contabilidade oferecidos a preços inferiores aos praticados no mercado. Isto ocorre em todas as áreas do conhecimento, você não conseguirá pagar menos da média do mercado para um bom médico, um bom dentista, um bom advogado e assim por diante. Com o profissional contábil não é e não deve ser diferente!

Elucida-se aqui o que se deve cobrar do seu contador preventivamente e mensalmente para que não tenha surpresas desagradáveis no futuro, com as mais diversas penalidades, principalmente com a iminente possibilidade de passivos tributários e trabalhistas:


  1. Impostos mensais: chama-se a atenção neste item para que o empresário recolha os seus impostos e caso repasse estes valores para que o profissional contábil o faça, solicite os comprovantes de pagamento para confirmação da quitação.

  2. Solicite a cada 3 (três) meses uma certidão negativa dos seguintes órgãos: Secretaria da Receita Federal/Previdência Social (conjunta), Secretaria da Receita Estadual, Prefeitura Municipal e de Regularidade com o FGTS. Isto se faz necessário para que o empresário possa acompanhar se todas as obrigações acessórias estão sendo entregues dentro do prazo e também se não tem qualquer pendência legal.

  3. Solicite mensalmente o balancete de verificação contábil para acompanhar se a contabilidade está sendo feita e de acordo com a realidade da empresa e os princípios contábeis.

  4. Exija anualmente uma reunião de planejamento tributário e financeiro para o exercício seguinte, prevendo todos os investimentos necessários, inclusive um planejamento para a pessoa física de cada um dos sócios.

  5. Acompanhe e tenha em mãos todas as licenças necessárias para o exercício da empresa.

De acordo com Paul Resnik, autor de um dos mais detalhados manuais de instruções para pequenos empresários que se pode encontrar, adverte que “a escolha de um contador é uma das atitudes mais decisivas que você terá que tomar. A qualidade desta escolha, em geral, é um determinante direto ou indireto do sucesso ou fracasso da sua empresa“.


Um bom profissional, àquele que deve ser valorizado, presta inúmeros serviços de orientação e cumprimentos legais, onde elenca-se alguns, pouco conhecidos pela maioria dos empresários: avaliação de empresas (valuation), auditorias, laudos periciais, provas judiciais, planejamentos tributários, controles financeiros, auxílio na participação em licitações, no acesso a créditos, informações à gestão e muito mais.


A arte contábil é para ser desempenhada com intuito único de auxiliar, através de números, na gestão do patrimônio, seja ele empresarial ou particular. A inovação tecnológica tem trazido benesse no que tange a resultados instantâneos ao empresário, e isto traz maior campo para a atuação conjunta com o profissional contábil. Esteja sempre atento!


Michel Lopes



0 visualização
Telefone OCVEL Contabilidade

+55 45 3225-2112

Localização OCVEL Contabilidade

Cascavel - Paraná - Brasil

Rua Castro Alves, 2413, 85810-100

Email OCVEL Contabilidade
Logo OCVEL Contabilidade
Facebook OCVEL Contabilidade
Instagram OCVEL Contabilidade
Youtube OCVEL Contabilidade
Blog OCVEL Contabilidade

© 2018 por OCVEL. Todos os direitos reservados.